A micose de unha ou onicomicose (como é cientificamente conhecida) é uma infecção causada por fungos como bolor ou levedura, que deixa a unha amarela, deformada e grossa.

Em geral, no tratamento da micose de unha o médico dermatologista utilizará esmaltes antifúngicos ou remédios antifúngicos orais, como Fluconazol ou Itraconazol, por exemplo.

Alguns tratamentos caseiros para micose de unha como o escalda-pés ou cremes e loções naturais também podem ajudar no tratamento.

A micose de unha do pé pode ser contraída quando se anda descalço em piscinas ou banheiros públicos, ou se usa sapatos apertados, já a micose nas unhas das mãos pode ocorrer principalmente por partilhar materiais de manicure.

TRATAMENTO

Para realizar o tratamento adequado é imprescindível procurar um médico dermatologista.

O tratamento se dá por meio de antifúngicos em forma de comprimidos, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.

Outra opção de tratamento é o laser, que normalmente é usado em casos de micose crônica, que surge frequentemente.

Esta técnica elimina o fungo da micose através dos raios infra-vermelhos emitidos pelo laser e, por isso, é bastante eficaz.

SINTOMAS

Os sintomas geralmente incluem:

Unhas esbranquiçadas ou amareladas, grossas, que podem descolar da pele; e deformidade nas unhas.

PRECAUÇÕES

Alguns cuidados podem auxiliar no tratamento da micose de unha, são eles:

– Evitar roer as unhas;

– Lavar e secar bem as unhas após o banho;

– Usar sapatos abertos de preferência e que não sejam apertados;

– Usar meias de algodão;

– Evitar partilhar lixas de unhas e objetos de manicure ou pedicure;

– Desinfetar com álcool os objetos de manicure ou pedicure antes de utilizá-los;

– Levar o próprio material de unhas como alicate, lixas, esmalte ou palito quando for à manicure ou pedicure em salão de beleza.

Para saber mais sobre, agende uma consulta com nossos especialistas, continue acompanhando o blog da Clinica Albuquerque, e nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para mais conteúdos como esse e de diversos outros tratamentos.